quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CESARIANA OU NORMAL


Oi queridinhas! Hoje vou falar de um assunto polêmico: o parto. Confesso que pensei em nem tocar no assunto, mas decidi abordá-lo para contar pra vocês a minha experiência. Deixo claro antes, no entanto, que nada do que outra pessoa te disser é mais importante do que o que seu médico falar, ok?
Vamos lá. Como vocês sabem, tive quatro  filhas e as quatro de parto normal. E por quê, você pode estar se perguntando? Natureza? A minha resposta é sim e NÂOOOO! Foi mesmo por falta de escolha, não tinha meios para pagar uma cesariana, mesmo com seguro, convénio ainda assim teria que colocar mãos aos bolsos. Pois se eu pudesse escolher teria feito cesariana na 3ª e 4º vez, podem ter certeza disso. Mas tudo bem elas cá estão, nasceram suuuuuper bem, graças a Deus.
No caso da Diana, pensei que acabaria por ser cesariana, embora muita gente pense que, como eu tinha tido as outras por parto normal, a Diana como seria a 4ª, teria que ser necessariamente outro parto normal. Isso não é verdade! Cada gravidez é uma gravidez! E cada parto, um parto! É tudo diferente! E como a gravidez estava já de termo e nada do colo do útero abrir, estava eu de 40 semanas e nem sinal  de dilatação, contracção zero. O médico então marcou a indução do parto para quando completasse 41 semanas (política do hospital) e eu só na engorda e cada dia mais angustiada. Até que no dia anterior as 41 semanas completas, deito - me para dormir, mentalizada que no outro dia internaria para a indução,( acontece que para minha "surpresa") a bebê as quatro horas da madrugada, resolve- se e a minha bolsa rebenta. Era para eu me internar as nove horas, heloooo!!! Será que não podia esperar? Parece que a moça quis nos pregar uma partida! Fui então para o hospital e fiquei internada, me levaram para sala de indução para completar 4 dedos de dilatação, isso só aconteceu depois de 5 horas, depois me levaram para a sala de partos, onde me deram a epidural para a dor passar, mas esta só fez o efeito pretendido  por uma hora e meia, após essa horinha e meia a dor voltou ainda mais forte, sei que levei mais três reforços da anestesia e nada dá dor passar até que passaram mais três horas e meia e a minha bebê nasceu com quase quatro quilos! E em meio a tanto sofrimento.  E é aí que entra a polémica. E a minha OPINIÃO.
Muita gente acha que a cesariana significa que a mãe não quer sentir dor, não quer se sacrificar pelo filho, entre outras coisas. Eu não penso assim, muito pelo contrário. Eu sei que, em muitos casos, isso pode até ser verdade. Mas em outros, a cesariana é uma opção/recomendação do médico, não tem nada a ver com a paciente. Elas, como eu,  acabam acatando o que o médico fala. No meu caso o médico recomendou esperar pois estava tudo bem, mas em outros casos, indicam a cesariana para não fazer o bebê sofrer ou correr qualquer risco. Particularmente, acho lindo mulheres que tem facilidade para o parto normal, que "espirram" e o nenê sai. Comigo nunca foi assim e   nem sempre é assim. E daí? Precisamos sofrer até o ultimo? Sou contra tanto sofrimento só para que nasça de parto normal, pois natural a muito que não é...
Daí que ninguém é menos mãe por isso. Nenhuma criança é menos saudável por isso. Eu sou completamente a favor da cesariana, não acho normal que em pleno século 21, as mulheres ainda têm que sofrer para dar a luz. Minhas filhas são lindas, estão crescendo com saúde, nasceram de parto normal, mas penso que se tivessem nascido de cesariana, não teria sido diferente. E me tinha polpado tanta dor. A mim e a bebê pois o bebê também sofre no parto normal!
 Ah! E tem mais: quem diz que a mulher que opta pela cesariana não quer sentir dor, é porque não sabe a dor do corte quando a anestesia passa e durante intermináveis 10 dias...afff!!  Tive muitas amigas que passaram por isto e eu vi de perto e garanto, não é nada agradável!!
Resumo da ópera: cesariana ou normal, quem deve decidir é o médico e a mãe. E se você não é nem um nem outro, por favor, respeite as diferentes opiniões! 
E você o que pensa sobre isso? Conte pra gente!
Um beijo grande,
Dani

2 comentários :

  1. Eu tive dois partos, ambos de cesariana (tinha contracções de 100% mas zero de dilatação) e ouvi comentários do género "não sabes o que é dar à luz"..
    A verdade é que não sei, pois cheguei ao hospital, levei a anestesia e passado uns minutos já tinha a bébé nos braços, sem qualquer sofrimento..sofri as dores do pós operatório, não é nada fácil e, se me dessem a escolher, escolhia a cesariana novamente.

    Sofrer por sofrer não obrigada, dias de trabalho de parto a desesperar ninguém merece..
    Ser mãe é gerar vida! A forma como se nasce não define nada!

    ResponderEliminar
  2. MAMÃ ENCANTADA obrigada por dividir com a gente a sua experiência... Eu também sou muito a favor da cesariana, apesar de nunca ter passado por nenhuma. Sofrer pra quê? A idade da pedra já passou (rsrsrs). beijos e continue comentando e espero que esteja a gostar do blog<3<3<3

    ResponderEliminar

Mensagem Inicial

CHEGUEI

                             Oi gente! Que legal que vamos ter mais um espaço pra trocar ideias, né? Pois a partir de hoje a gente vai...

Translate

Seguidores

Os Queridinhos

Parceria

Parceria
Aqui vocês vão encontram produtos de beleza, maquilhagem importada!!