quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MARCOS DE DESENVOLVIMENTO

Oi, gente!
Quem tem um bebê em casa sabe: quando vamos ao pediatra ele sempre pergunta se o bebê está sentando, está levando os objetos à boca, está fazendo sons diferentes, acompanha os pais com o olhar, reconhece o próprio nome, entre outras coisas. Pode parecer bobagem ficar atento a esses sinais, mas não é. Eu tenho a Diana com seis mesinhos, uma fase linda, cheia de descobrimentos e de receios da nossa parte enquanto ( pais ) e por isso mesmo resolvi conversar com vocês sobre isso. Esse é um assunto importantíssimo. É através desses sinais que a criança demonstra se é normal ou se vai apresentar algum problema. É através desses sinais que o médico vai identificar algum déficit de desenvolvimento.
Se o seu médico não for tão atento, não fizer tanta pergunta como deveria, você mesma pode identificar que algo está errado prestando atenção a alguns detalhes (já aviso que no caso de prematuros as coisas demoram um pouquinho mais para acontecer). A maioria dos bebês que tem um mês de vida segue objetos com o olhar e emite sons de vogal ("a", "u"); com dois meses, quase todos sorriem, dão gargalhadas, levantam a cabeça num ângulo de 45 graus e fazem movimentos menos bruscos; aos três meses, a maioria dá gritinhos, faz "agu" e "arru", reconhece sua voz e faz miniflexões de braço; com quatro meses, eles devem conseguir segurar um brinquedo, esticar o braço para pegar objetos e se virar quando deitadas; com cinco meses, a maioria vira na direção de barulhos novos e reconhece o próprio nome; aos seis meses, quase todos esticam o braço para pegar objetos e os põe na boca, sentam sem apoio e estão prontas para alimentos sólidos.
Importante registrar aqui que se o seu filho não fizer alguma dessas coisas no tempo previsto não quer dizer, necessariamente, que ele tem algum problema. Pode ser que ele tenha preguiça (acontece muito com bebês gordinhos, como no caso da minha Di, que ja se senta sem apoio, mas gatinhar manda me mais é a mim, pois o corpinho pesa), ou pode ser que você precise estimular mais o seu filho. Tem criança que não se vira ou nem senta no tempo esperado porque não fica no chão. Está sempre no colo, numa cadeirinha ou no carrinho. Nesse caso, os pais podem ajudar colocando o bebê de barriga pra cima no chão e, de vez em quando, de bruços, para reforçar os músculos do pescoço.
Aos sete meses muitos combinam sílabas em sons que parecem palavras, começam a gatinhar ou se arrastar; aos oito meses a maioria fica de pé segurando em alguma coisa, gatinha bem e aponta para objetos; aos nove meses quase todos usam o movimento de pinça para pegar coisas pequenas, andam pela casa apoiados em móveis, batem objetos um contra o outro; aos dez meses a maioria diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa, responde ao nome e entende o "não" e mostra o que quer com gestos; aos onze meses quase todos imitam as ações dos outros, colocam objetos dentro de um recipiente e entendem instruções simples; por fim, aos doze meses a maioria diz uma palavra além de "mamá/ã" e "papá", dá alguns passinhos e entende e cumpre instruções simples.
Repito que nada disso tem que acontecer exatamente no tempo esperado. Alguns bebês andam sem nem ter gatinhado, por exemplo. Mas precisamos ficar atentos. Eu fico de olho em todo e qualquer progresso da minha Diana, de seis meses. Aliás, ando "conversando" bastante com ela, já que quero vê-la gatinhar ainda este mês. Será que rola? Vamos ver!
Beijos
Dani

0 comentários :

Mensagem Inicial

CHEGUEI

                             Oi gente! Que legal que vamos ter mais um espaço pra trocar ideias, né? Pois a partir de hoje a gente vai...

Translate

Seguidores

Os Queridinhos

Parceria

Parceria
Aqui vocês vão encontram produtos de beleza, maquilhagem importada!!